quinta-feira, 15 de abril de 2010
JOGOS COOPERATIVOS E FAIR PLAY
FAIR PLAY Os videos acima nos mostram que os jogos cooperativos e o fair play se aproximam muito em suas características, pois nos dois ficam evidente as questões atitudinais, seus valores, a ética, o respeito entre os participantes a cooperação, assim como nos recomenda FIGUEREDO, SALVADOR, CALADO, TROTTE,OLIVERAS,BROWN,CORREIA E TERRY ORLICK, os jogos cooperativos são essencíais nas escolas ajudando no aprendizado dos alunos e em sua sociabililação, valores, diminuindo a influência dos esportes de auto rendimentos que deixam a questão atitudinal em ultimo plano, e o fair play dentro deste contexto também é fundamental, mesmo nos jogos cooperativos ele é indispensável, asim como já era pensado na sociedade ARISTOCRÁTICA e depois difundido pelo BARÃO PIERRE DE COUBERTIN idealizador dos jogos olímpicos da era moderna. Então ainda neste pensamento os JOGOS COOPERATIVOS E O FAIR PLAY são extremamente importantes no contexto escolar e social.
JOGO E ESPORTE, PARECIDOS PORÉM DIFERENTES EM SUAS ESSÊNCIAS.
O JOGO NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM ESPORTE, POIS NO JOGO ENCONTRAMOS CARACTERISTICAS VISIVEIS DO CONCEITO ATITUDINAL, TAIS COMO VALORES, ÉTICA, COMPANHERISMO, RESPEITO, LUDICIDADE, CORPO AMIGO, ESPONTANIEDADE ASSIM COMO HELOISA BRUHNS RELATA EM SEU LIVRO O CORPO COMPANHEIRO E O CORPO ADVERSÁRIO, POIS NA VISÃO DA AUTORA É MUITO MAIS AGRADAVEL VOCÊ SE RELACIONAR COM UM CORPO COMPANHEIRO NA VISÃO JOGO, DO QUE UM CORPO ADVERSÁRIO NA VISÃO ESPORTE, AINDA EM SUAS CRITICAS, HELOISA NOS FAZ REFLETIR," SE O JOGO PODE VIRAR ESPORTE , PORQUE O ESPORTE NÃO PODERIA VIRAR JOGO"?. HUIZINGA, DEICHA BEM CLARO O JOGO EM SUA LUDICIDADE, PRAZER,TER LIBERDADE, ESPAÇO E TEMPO DEFINIDO,SERIEDADE ENTRE OS PARTICIPANTES, ESTRAGA PRAZERES,REGRAS DEFINIDAS PELOS PROPRIOS PARTICIPANTES, HUIZINGA AINDA COMPLEMENTA DIZENDO QUE O JOGO POSSA SER ANTERIOR A CULTURA POIS SE PENSARMOS QUE ATÉ OS ANIMAIS BRINCÃO ,JOGAM. ENTÃO O ESPORTE FAZ O CAMINHO CONTRARIO DAS CARACTERISTICAS DO JOGO, BUSCANDO SEMPRE O AUTO RENDIMENTO, A VITÓRIA OBSESSIVA A QUALQUER PREÇO, INFLUÊNCIADO PELO CAPITALISMO, MIDIA, O CONCEITO PROCEDIMENTAL É MUITO VISIVEL NO ESPORTE, BARRANDO QUASE SEMPRE O ATITUDINAL , INFELISMENTE. MAS COMO NOS ALERTOU JOÃO B. FREIRE , NÓS DA ED. FISÍCA TEMOS UM PAPEL IMPORTANTE NA MELHORIA DESTE SISTEMA ESCOLAR, CARENTE DE ATITUDES, QUE VIVEMOS HOJE ; BOM A SEGUIR MOSTRO UM VIDEO QUE CONSIDERO O TITULO COMO DOIS EM UM, POIS TANTO O PROCEDIMENTAL E O ATITUDINAL CORREM JUNTOS , ENTENDERAM?
domingo, 11 de abril de 2010
O CORPO EM SUA TOTALIDADE.
Ficou bem claro na semana passada, que quando pensamos em corpo, as primeiras imagens que vem em mente é musculos, viceras, ossos , gordura, "mente e espirito". porém depois o prof. nos explicou que estavamos fazendo uma dicotomia(separação) ao definir o corpo por partes, estavamos em um pensamento cartesiano quando se referia ao corpo no conceito de dualidade. Então aprendemos que o corpo humano não se define por partes, e sim dentro de uma totalidade, neste dia também iriamos ao laboratorio de anatomia, visualizar cadaveres "humanos", porém antes, aprendemos que os cadaveres não eram mais um ser humano pois os mesmos não tinham mais suas funções de ser humano, eles só tinham uma função que era a de degeneração, ao contrario de nós seres humanos que temos á auto regeneração, aprendi que entropia é um processo de degeneração crescente fechada, aonde não ocorre a auto regeneração. e a neguentropia seria o oposto á entropia. aprendemos também a respeitar os cadaveres pois já foram igual a nós um dia, e hoje nos servem com um honroso propósito. confesso que a visita ao laboratório não foi muito agradavel mas foi muito produtiva e acrescentou bastante em meu conhecimento.
VIDEO GAME, TAMBÉM É CULTURA.
A pouco tempo tivemos uma experiência em sala de aula ótima, jogar video game com um propósito de tentar aprender alguma coisa com o mesmo, a resposta foi positiva pois ao fim dos jogos , sempre tiravamos alguns aprendimentos sobre as regras dos esportes que estavamos jogando naquele momento, então percebi também que eu tinha aprendido algumas palavras em inglês, então a tese do prof. se confirmou, o video game também serve como uma ferramenta educacional quando se é usado para um bom propósito.guardando as prorporções, isso indica que quando não se pode praticar o esporte o mesmo pode ser praticado no video game e ainda aprendermos com o jogo.
O QUE VOCÊ VE ? ISSO TAMBÉM É CIÊNCIA (UMA JOVEM E UMA SENHORA NO MESMO ROSTO )
AMIGOS COFESSO QUE DEMOREI ALGUNS DIAS PARA DESVENDAR ESSE MISTÉRIO, A MOÇA É FACIL DE IDENTIFICAR PORÉM A SENHORA... ESSA IMAGEM COLORIDA FACILITA UM POUCO A VISUALIZAÇÃO, E AI FOI FACIL PRA VOCÊ? OU AINDA NÃO VIU AS DUAS JUNTAS? DE CERTA FORMA É INTRIGANTE A IMAGEM, EMFIM A CIÊNCIA É INTRIGANTE. IMAGEM ESCHER.
terça-feira, 6 de abril de 2010
HÉLIO OITICICA, UMA NOVA VISÃO.
Hélio Oiticica foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta. Como bem definiu o poeta Haroldo de Campos, o "Parangolé" é uma "asa-delta para o êxtase". Carioca anarquista, Oiticica transitou entre os morros do Rio de Janeiro e os Estados Unidos, onde morou de 1948 a 1950, época em que se mudou com a família, e a partir de 1970, quando foi para Nova York. Aluno de Ivan Serpa, iniciou sua trajetória artística ligado às experiências concretas e neoconcretas. Das pinturas em guache sobre cartão, saturadas de cor e sem perspectivas, rompeu com o conceito tradicional de quadro e elaborou os "Monocromáticos" ou "Invenções" (1958-1959): placas de madeira que recebem várias camadas de tintas e dispostas na parede aleatoriamente. Cada vez mais desejoso de integrar a arte à experiência cotidiana, passou a propor a participação do espectador pela vivência visual, em obras como os "Bilaterais" e os "Relevos Espaciais" (1959): placas de madeira pintadas e suspensas por fios presos no teto; e os "Núcleos" (1960-1963): placas de madeira pintadas em sua dupla face e penduradas no teto por um suporte de madeira. Os primeiros parangolés são construções em madeira a serem penetradas pelo espectador, que caminha sobre areia, toca em objetos, escuta ruídos etc. Os segundos, recipientes de diversos materiais, como madeira, vidro, lata e plástico, contêm elementos como areia, pedra e carvão colorido, que devem ser manipulados. Certa vez, escreveu: "A obra nasce de apenas um toque na matéria. Quero que a matéria de que é feita minha obra permaneça tal como é; o que a transforma em expressão é nada mais que um sopro: um sopro interior, de plenitude cósmica. Fora disso não há obra. Basta um toque, nada mais".
A EDUCAÇÃO FISICA PRECISA DOS ENSINAMENTOS DE HÉLIO OITICICA, ATITUDE, REVOLUÇÃO, OLHAR CRITICO, INCLUSÃO, INOVAÇÃO, ASSIM COMO NOS PROPÔS MEDINA, QUANDO ESCREVEU EM SEU LIVRO (A EUCAÇÃO FISÍCA CUIDA DO CORPO... E "MENTE") UMA REVOLUÇÃO PARA A ED. FISÍCA UMA CRISE, ASSIM COMO SALIENTOU JOÃO B. FREIRE, CABE A NÓS ESTUDANTES E PROFESSORES A RESPONSABILIDADE DE MUDAR ESSA ATITUDE "NEUTRA" E COMODISTA DA ED.FISICA OU NO MINIMO TENTAR MELHORAR ESSE PANORAMA, ASSIM COMO HÉLIO OITICICA, ENTROU NO SISTEMA E REVOLUCIONOL, PODEMOS TER A MESMA ATITUDE EM NOSSO FUTURO LOCAL DE TRABALHO OU ATÉ MESMO EM NOSSA VIDA PORQUE NÃO? PRECISAMOS SAIR DA VISÃO DE ORDEM, HIERAQUIA, PARA ENTRAMOS NA DESORDEM (QUE É UMA ORDEM OCULTA NÃO LINEAR ), COMO TAMBÉM FEZ ALBERT EINSTEN AO ROMPER COM OS PENSAMENTOS ANTIGOS EU DIRIA ATÉ PENSAMENTOS CARTESIANOS, NEUTONIANOS ETC... PARA MIM FICOU BEM CLARO O QUE HÉLIO NOS DEICHOU COM SUAS OBRAS, "SEJA MARGINAL SEJA HEROI".
ATITUDINAL,PROCEDIMENTAL,CONCEITUAL
Esses três conceitos são muito importante na educação fisíca, pois se trabalhados separadamente o resultado final pode não ser bom, vou explicar o que estou dizendo, se pensarmos só no conceito Procidimental como se vem trabalhando ultimamente nas escolas, visando somente o saber fazer saber execultar os movimentos e as atividades , não seria bom pois o aluno se prenderia a simples reprodução do professor e ainda se não conseguir reproduzir os movimentos se sentira excluido e será automaticamente excluido pelas pessoas que sabem fazer, mas isso é outro ponto. Já na visão Conceitual o aluno saberia ou seria estimulado a aprender o porque dos movimentos e porque está execultando aquelas atividades. Passando pro conceito Atitudinal o aluno teria valores, ética, etraria na visão do ser, a sociabilização seria mais facil, e porque não falarmos em fair play que está dentro do conceito atitudinal, então se torna indispensavel trabalharmos nos três conceitos, assim teremos alunos mais completos para os esportes e para a vida. FONTE: DARIDO,SURAIA
Assinar:
Postagens (Atom)