segunda-feira, 29 de março de 2010

MARATONA NOS JOGOS OLIMPÍCOS DA ERA MODERNA.

 A maratona consiste em uma modalidade de corrida de longa distância com um percurso oficial de 42,195 km.

A maratona masculina foi uma das modalidades olímpicas originais em 1896. A maratona feminina foi instituída nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.
Segundo a lenda, o nome “maratona” advém de Feidípedes, um mensageiro grego que correu da cidade de Maratona até Atenas para anunciar a vitória grega sobre os Persas na Batalha de Maratona. De acordo com o mito, ele correu toda distância sem parar e irrompeu dentro do Senado declarando “Nenikékamen”, traduzido por “Vencemos”. Sua declaração foi seguida por uma parada cardíaca e morte.
Desde o início das Olimpíadas modernas, a maratona masculina tem sido a última modalidade dos Jogos, terminando de maneira cerimoniosa dentro do estádio olímpico.
Nas Olimpíadas de Roma, em 1960, Abebe Bikila, da Etiópia, recebeu a medalha de ouro olímpica correndo descalço. Ele repetiu o feito nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, tornando-se a primeira pessoa a defender com sucesso o título da maratona. Apenas outro atleta alcançou essa meta - Waldermar Cierpinski, da Alemanha Oriental.
Regras

O percurso deve seguir estradas pré-determinadas, ainda que exceções possam ser feitas em pistas de cooper. Os competidores não podem correr sobre terra ou gramado.
A cada cinco quilômetros, estações de descanso devem estar disponíveis. Os corredores não podem descansar em locais não especificados pelo comitê organizador.
As estações de hidratação, que diferem das estações de descanso, são oferecidas entre as estações de descanso. Essas estações são usadas para bebidas e aplicação de esponjas molhadas.
Qualquer corredor que receba ajuda externa será automaticamente desclassificado. Em 1984, uma exceção foi feita, permitindo exames médicos imediatos pelas equipes médicas designadas. Se a equipe médica determinar que um atleta não tem condições de continuar a corrida, o corredor deve se retirar imediatamente.
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Atletismo

Vanderlei Cordeiro de Lima


O QUE É CIÊNCIA ?

 Bom, assim como a pergunta do mês passado sobre o qué educação fisíca, também não está sendo facil responder o que é ciência, mas já percebi que não á uma só definição e sim fatos histórios e maneiras diferentes de se interpletar a ciência, sabemos também que sua origem é milenar mais precisamente na grecia antiga antes de cristo, começou com a filosofia que é considerada por muitos a mãe da ciência, pois se nos aprofundarmos no assunto veremos que isso faz sentido, desde da mitologia,epstemologia,ontologia até hoje quando tratamos a ciência com duas visões a ORDEM e a DESORDEM, vemos na ordem uma ciência tradicional tentando esclarecer duvidas, já a desordem procura trabalhar apatir dos problemas, assim buscando respostas e esclarecimentos ,segundo RUBEM ALVES a ciência não existiria se não fossem as duvidas do senso comum que são aquelas pessoas" sem muito estudo principalmente sem fundamentações cientificas" temos também o exemplo de RENE DESCARTES, que se encaixa em uma visão tradicional e por outro lado ALBERT AINSTEIN com uma visão no proceso da desordem, aliás não confundão desordem com bagunça, não é esse tipo de desordem que estou falando  e sim uma posição á ordem, sair do tradicional da mesmice do pradrão da hierarquia. um bom exemplo de desordem é o novo metodo de ensino da unicid, que rompe com aquele modelo tradicional, do, "você  finge que ensina e eu fingo que aprendo" lenbra naquela época e ainda hoje na maioria das escolas, quando o professor só ensinava aquilo que sabia ou o que queria ensinar ,pela desordem somos tirados de uma zona de conforto e somos incentivados a pesquisar ir atrás do conhecimento, nõa se acomodar, com isso já tenho percebido uma consideravel crescente no meu conhecimento, comparando os 11 anos do ensino tradicional escolar. eu ainda não tenho certeza do que é ciência mas até o fim do curso tentarei chegar em uma visão mais coerente.                                                                                                                                   
René Descartes nasceu no ano de 1596 em La Haye (hoje Descartes), no departamento francês de Indre-et-Loire. Com oito anos, ingressa no colégio jesuíta Royal Henry-Le-Grand, em La Flèche. O curso em La Flèche durava um triénio, tendo Descartes sido aluno do Padre Estevão de Noel, que lia Pedro da Fonseca nas aulas de Lógica, a par dos Commentarii. Descartes reconheceu que lá havia certa liberdade, no entanto no seu Discurso sobre o método declara a sua decepção não com o ensino da escola em si mas com a tradição Escolástica, cujos conteúdos considerava confusos, obscuros e nada práticos. Em carta a Mersenne, diz que "os Conimbres são longos, sendo bom que fossem mais breves. Crítica, aliás, já então corrente, mesmo nas escolas da Companhia de Jesus". Descartes esteve em La Flèche por cerca de nove anos (1606-1615). "Descartes não mereceu, como se sabe, a plena admiração dos escolares jesuítas, que o consideravam deficiente filósofo".Prosseguiu depois seus estudos em graduando-se em Direito, em 1616, pela Universidade de poitiers.                                                                                                                                      
Albert Einstein (em alemão AFI: [ˈalbɐt ˈaɪ̯nʃtaɪ̯n] (áudio) (ajuda·info), em inglês: AFI: [ˈælbɝt ˈaɪnstaɪn]; Ulm, 14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955) foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos.

100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.

ATIVIDADES AQUATICAS PARA GESTANTES.

   NOSSO GRUPO FICOU ENCARREGADO DE APRESENTAR UM SEMINÁRIO SOBRE GESTANTES NO MEIO LIQUIDO, ENTRE ALGUMAS COISAS QUE APRESENTAMOS FICOU EVIDENTE QUE NÃO PODEMOS SE PREOCULPAR SOMENTE COM AS QUESTÕES DA PISCINA, TUDO BEM QUE TEM UMA TEMPERATURA IDEAL QUE É DE 26°C. ESPAÇO LIVRE ETC.. POREM NÃO PODEMOS ESQUECER A QUESTÃO DA HIGIENE, TANTO DA PISCINA QUANTO DOS VESTIARIOS PRINCIPALMENTE, POIS A GESTANTE E OUTRAS PESSOAS TAMBÉM CORREM UM GRANDE RISCO POR ANDAR DESCALÇAS NESTE VESTIARIO, ENTÃO NÃO CUSTA NADA CALSAR UM CHINELO, PARA EVITAR CONTAMINAÇÕES SEGUIDAS DE DOENÇAS.APRENDA UM POUCO MAIS COM O VIDEO ABAIXO. 

KENDO, ESPORTE POUCO CONHECIDO

     As origens do kendo


   No Japão, desde os seus primórdios, dentre vários armamentos, a espada vem sendo reverenciada. Isso se deve ao fato de haver muitas histórias relacionadas à espada, nos mitos e lendas japonesas. Além disso, as espadas eram ofertadas como tesouro divino aos templos ou recebidas como símbolo da nomeação de um generalíssimo.
   Apesar de ter sido originalmete, criado no Japão, foi na Coréia que o Kendo se popularizou e tornou-se mais agressivo, quando movimentos do taekwondo e hapikido foram integrados a esse estilo deixando-o mais dinâmico. classificado por GONSALES como individual e com interação do adversário, APRENDA UM POUCO MAIS COM O VIDEO ABAIXO.

domingo, 28 de março de 2010

ESPORTE POUCO CONHECIDO.. KABADDI ... ASIATICO E TRADICIONAL NA INDIA

KABADDI , segundo GONSALES espote coletivo de interação com adversário. regras: tocar em um dos quatros denfensores falando a palavra kabaddi e tentar voltar para o seu campo sem respirar durante o ataque ,  cada vouta nessas condições vale um ponto com eliminação do adiversário que foi tocado e que consequentimente não deteve  o retono do atacante.um time de cada vez, no fim do tempo que de 40 minutos no total intercalados, otime que tiver mais componentes sera o ganhador, veja melhor no video ...

Classificação dos esportes . segundo Fernando J. Gonzalez

Classificação dos Esportes: Relação de Cooperação e Oposição




  Dentro das classificações possíveis neste trabalho, optou-se, inicialmente, por aquela que permite dividir os esportes em quatro grandes categorias a partir da combinação de outras duas distribuições, o que permite construir uma matriz de análise que, embora não inclua todos os esportes, envolve uma importante parte do universo das modalidades. De forma resumida, pode-se dizer que os critérios são: a) se existe ou não relação com companheiros e, b) se existe ou não interação direta com o adversário. Com base nesses princípios é possível classificar as modalidades em individuais ou coletivas, quando utilizado o critério relação com os companheiros, e com e sem interação direta com o adversário, quando o critério utilizado é a relação com o oponente.

Quando se observa o ambiente físico no qual se realiza a prática esportiva, pode-se perceber que a atuação dos praticantes é afetada de forma diferente por ele. Estas formas diferenciadas de o ambiente físico afetar as práticas motoras permitem classificar os esportes no mínimo em duas categorias. Uma reúne o conjunto de esportes que se realizam em ambientes que não sofrem modificações, isto é, não criam incertezas para o praticante no momento em que ele o conhece. Uma segunda categoria agrupa o conjunto de esportes em que o ambiente produz incertezas para o praticante, com base nas mudanças permanentes do ambiente físico onde se pratica a modalidade ou quando o mesmo é desconhecido pelo atleta. Assim, nesta lógica, as práticas motoras institucionalizadas classificam-se em

FILME: FILHOS DO PARAISO

sinopse: Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.                                                                                           ESTE FILME. EU RECOMENDO, para quem quer sair um pouco da mesmice de alguns filmes  cheios de efeitos especiais e mitos. e para quem quer saber um pouco mais sobre os conseitos lúdicos, como jogo,prazer,seriedade,ser livre, estraga prazeres, espaso definido entre outros, está ai um filme para quebrar todos os paradigmas.

o que é educação fisíca?

Chegamos a uma conclusão ou ao um consenso sobre a pergunta feita pelo prof. mauricio teodoro no começo do curso, o que é decação físíca? e ficou evidente depois de muitas pesquisas, que não tem uma só resposta para essa pergunta e sim varios conceitos ou melhor dizendo varias tendências...                                   DESENVOLVIMENTISTA, CONSTRUTIVISTA CRÍTICO-SUPERADORA, SISTÉMICA PSICOMOTROCIDADE, SAÚDE-RENOVADA JOGOS-COPERATIVOS, CULTURAL PCN CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA --------------------------------------//---------------//--------------------------------//------------------  Então depois de ter chegado a essas tendências, fomos orientados pelo professor a tentar se indentificar com uma dessas maneiras de trabalho. Por enquanto ainda não me defini qual estilo de trabalho vou adotar porém estou atraido por critico emancipatória e cultural.... vou estudar mais essas tendências para ter certeza da ecolha a ser feita.

AGORA BEM ORIENTADO PARA COM O BLOG.

No começo da semana, fui orientado pelo meu professor  para ter mais atênção com o blog, então apartir de agora vou tentar deichar o blog com uma cara melhor, digamos com mais conteudo, fundamentos,tematicas de aula,imagens,videos, trazer experiências do dia a dia com os assuntos aprendidos no curso , efim melhorar este blog. Apesar de ter começado bem, segundo a opinião do prof. presizo me dedicar mais ao blog,bem agora vou parar com esse discurso chato e vou  colocar a mão na massa...

domingo, 14 de março de 2010

CIDADE DO FUTEBOL

                                          http://www.cidadedofutebol.com.br/

A HISTÓRIA DO XADREZ

A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Atribui tanto a origem do xadrez ao Rei Salomão quanto aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Mas outras pessoas também atribuem a origem do xadrez aos Egípcios.

O documento mais antigo, sobre o jogo do xadrez, é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
Segundo alguns historiadores do mais autorizados, que se dedicaram ao assunto, parece que seu berço foi a Índia, aonde teria surgido por volta do século V ou VI de nossa era, derivado de antiqüíssimo jogo hindu que é conhecido por "Chaturanga", isto é 4 lados. Daí teria passado à Pérsia aonde foi buscar o mundo islâmico, que por sua vez o transmitira à Europa por duas vias distintas: Segundo uns, pela invasão muçulmana da Península Ibérica, e segundo outros, durante seu confronto Ocidente-Oriente quando da Primeira Cruzada.
No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE HUIZINGA

Johan Huizinga

Biografia

Johan Huizinga (1872-1945) foi professor de História Geral e holandês em Groningen (1905-15) e Professor de História Geral, em Leiden (1915-41). Além disso, ele foi nomeado editor da revista literária De Gids e presidente da Divisão de Letras da Academia Real Holandesa de Ciências. Em 1942, ele passou vários meses no acampamento de reféns Sint Michielsgestel, após o qual ele não foi autorizado a regressar ao Leiden. Ele morreu no exílio em De Steeg em 1 de Fevereiro de 1945.



Títulos

O declínio da Idade Média

(Herfsttij middeleeuwen der, 1919)

Johan Huizinga é o maior de todos os historiadores holandês cultural, cujo fascínio com o passado fala de cada página de seu trabalho. Ele trata as diferentes áreas e períodos com igual facilidade: França e nos Países Baixos no final da Idade Média, a Itália ea França durante o Renascimento, a República Holandesa, durante a Idade de Ouro, os Estados Unidos da América no século XX. Sua aproximação era tão grande que ele achou mais fácil combinar a história da língua e as artes visuais com o que ele chamou de "as formas de pensamento e de vida" característico de um determinado período. Continuação ...



Homo Ludens

(Homo Ludens, 1938)

Johan Huizinga é o maior de todos os historiadores holandês cultural e sua fascinação pelo passado ressoa em cada página de seu trabalho. Em muitos dos seus livros, ele discute o elemento lúdico da cultura e como sua vida estava chegando ao fim ele recolheu os seus pensamentos sobre o assunto em Homo Ludens. Ele analisa o papel do jogo em direito, guerra, ciência, poesia, filosofia e arte

COR-CURRICULO DE LIBRAS

Estou muito contente com a oportunidade que a UNICID   abriu para nós alunos com o curso de libras. Sempre tive vontade de aprender essa linguagem dos surdos mas nunca tive oportunidade, acho que essa linguagem deveria fazer parte da grade escolar no brasil, minha vontade  em aprender cresceu quando percebii que tinhamos um aluno surdo em nossa sala. No primeiro dia de aula neste curso já aprendi que o surdo não é consequentimente  mudo, como o senso comum acha, estou me dedicando bastante em aprender pois também já tenho um amigo na sala de aula já sitado anteriormente que se comunica com essa linguagem, que se chama DANIEL, espero que até o fim do curso de libras que siguinifica linguagem brasileira de sinais eu possa me comunicar melhor com este novo amigo e outros que eu possa vir a conhecer.

O PRIMEIRO MÊS NÃO FOI FACIL.

Amigos e professores, não tenho muita habilidade com blog porém como estou sempre aprendendo algo novo em sala de aula em pesquisas com o meu grupo, creio que até o fim do semestre estarei melhor preparado para com o blog e consequentimente o portifólio.                                                                         A minha caminhada na universidade já começou cheia de duvidas pessoais, e como se não bastace duvidas também colocadas pelos professores em sala de aula sobre assuntos aparentemente facil de se resolver, mas quando  começou a ser dita aquela frasse simples "baseado no que ou em quem"  ai eu percebii que não era tão simples resolver as questões de sala de aula, e fomos convidados a aprofundar nos conhecimentos com pesquisas e leituras. hoje já me sinto mais preparado para esse novo metodo de ensino que os professores usam na unicid, sempre deichando bem claro para os alunos, que o mais importante é o conhecimento teorico e pratico com fundamento academico e ciêntifico. romper com o senso comum, que diga-se de passagem não está sendo muito facil, estou estudando á mais de um mês e sinto que ocorreram muitas mudanças positivas no meu conhecimento e na minha vida  geral. Com tudo isso também tive o privilégio a pertencer a um ótimo grupo, com pessoas realmente embuidas a aprender, pessoas que apesar de pouco tempo de convivio tem acrecentado bastante no meu comhecimento universitario e pessoal, agradeço ao amigo THYERRES por ter me apresentado ao grupo e agradeço também as amigas TATIANA, FABRICIA, RENATA, KAROL e FERNANDA por ter me aceitado mesmo quando o grupo já se encontrava com seis integrantes, agradeço pois naquele momento eu não tinha grupo e me encontrava numa situação muito desconfortavel, até porque todos já estavam com os seus  grupos fechados.