domingo, 28 de fevereiro de 2010

ORIGEM DO LÚDICO

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”.
Se achassemos confirmada a sua origem, o "termo lúdico", estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Mas com a evolução semântica da palavra “lúdica” e as DIVERSAS pesquisas na area, o lúdico, não parou apenas nas suas origens, acompanhou Psicomotricidade.
O lúdico passou a ser reconhecido por muitos pesquisadores, como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo.
As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. Passando ser necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Caracterizando-se por ser espontâneo funcional e satisfatório.  aproximadamente 84 brincadeiras.                                                             
Brincadeiras, com suas tradicionais e eficazes técnicas corporais, foram passando de geração em geração de forma oral e por meio de vivências lúdicas

Pieter Brueghel (1525-1567), festejado pintor holandês, deixou-nos gravado em uma de suas obras-primas (Jogos de crianças, 1560) um verdadeiro estudo antropológico sobre as brincadeiras pertencentes ao universo da cultura lúdica infantil do século XVI.
Ao olharmos o quadro, logo identificamos inúmeros jogos (brinquedos e brincadeiras): pega-pega, balanço, cinco Marias (5 pedrinhas, ou saquinhos, ou ainda ossinhos), pião, plantar bananeira, cata-vento, perna de pau, pula cela (um na mula, anamula), balança caixão, arco, cadeirinha, bonecas, bafo, brincar na água, construir castelo na areia, birosca (bolinha de gude), trenzinho, passa anel, cabra cega (cobra cega), cavalo de pau, cavalo de barril, cambalhota, rolar, equilibrar a vassoura no dedo, brigar, poponeta, subir na árvore, batuque, cirandas, fita, dança da cadeira, tiro ao alvo, cavalo de guerra, trepa-trepa ...

Inúmeros outros jogos e brinquedos (objetos extremos; suportes das brincadeiras) podemos supor, tornam-se impossíveis de ser identificados, pelos menos por nós. Conseguimos facilmente identificar os jogos que fazem parte da nossa cultura lúdica, sendo assim, somente Brueghel poderia precisar quais foram os jogos que ele buscou retratar em sua tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário